História

O Bar do Escritor é uma comunidade de escritores, poetas, artistas e produtores culturais brasileiros. Uma confraria de entusiastas da literatura, composta por ativistas espalhados pelas cinco regiões do país, que age coletivamente em busca da promoção da literatura e da difusão do pensamento crítico e libertário.

O BdE surgiu em agosto de 2005 nas redes sociais (Orkut), por iniciativa de Giovani Iemini, como um espaço para discutir literatura. Em decorrência do sucesso da comunidade, produziu um ezine (eletronic-fanzine) que já conta com mais de 58 rodadas desde 2007, um blog coletivo (www.blog.bardoescritor.com.br) com 27 colunistas diários e 03 convidados mensais (em que já foram publicados mais de 110 escritores) e dezenas de blogs literários parceiros.

Em 2007, o BdE publicou pela primeira vez em papel, com o Zine Bar do Escritor. Nos anos seguintes, foram publicadas três antologias e um sonetário: em 2009 com Anarquia Brasileira de Letras, 2010 com Brandt e 2011 com Terceira Dose e Sonetário Barnasiano, sem contar os diversos e-books de dezenas de autores. Com este trabalho, o Bar do Escritor tem recebido constantemente citações jornalísticas e elogios em obras dos escritores participantes.

A terceira antologia foi lançada em março de 2012, simultaneamente em sete cidades brasileiras, todas conectadas com vídeo. Os 37 autores reservaram espaço em bares, cafés ou auditórios em suas cidades e no dia e hora combinados, todos produziram imagens para o blog do lançamento (www.bardoescritor-terceiradose.blogspot.com.br).


A quarta antologia lançada pelo grupo reúne 45 autores de todo o país, escrevendo sobre o que apreciam para um bom bate papo num botequim. São textos que abrangem diversos sentimentos, desde o mais formal ao mais lisérgico.Entre os autores, destacam-se membros de academias de letras, jornalistas, compositores, vencedores de concursos literários, cartunistas, juízes de direito, filósofos, membros antigos do BdE, membros de outras comunidades de literatura, vagabundos, malucos e escritores de toda espécie, incluindo os malditos, os amantes, os amadores e os amigos.

Hoje os "bebuns" do bar se comunicam frequentemente pelo Facebook (www.facebook.com/BardoEscritor), no velho Orkut e nas feiras e festas de literatura que participam, em especial na FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, onde se encontram desde 2007.
Para participar do Bde basta entrar em contato com qualquer membro ou através do email bardoescritor@gmail.com, pois somos uma entidade aberta e acessível a todos.