Blog

O Blog

No Blog Bar do Escritor, os autores publicam mensalmente textos (contos, crônicas e poemas), informações sobre literatura e projetos culturais ligados à arte da escrita. São mais de 27 escritores, de tipos variados e sabores distintos, que estão elencados em seus dias de publicação à margem direita do blog. Também há a presença de convidados nos dias 10, 20 e 30 (menos em fevereiro, claro), que participam com seus textos especiais.

O blog se responsabiliza, sim, pelos textos publicados, lembrando, contudo, que pertence ao autor qualquer consequência sobre seus textos, principalmente as positivas e promocionais. Incentivamos a liberdade, a crítica e a variedade, sem jamais apoiar racismos, preconceitos ou agressões.

A intenção primeira do blog é ter neste espaço um local para debater a literatura produzida no BdE e dialogar sobre pensamentos e projetos, sempre de forma livre e sem censura. O blog pretende ser, acima de tudo, divertido e interessante aos leitores.



---
Autores



Dia 01

Dia 01
GIOVANI IEMINI - é candango, gestor cultural e livre pensador. É mentor do Bar do Escritor. Escreve pois não tem muito o que fazer. É anarquista, ateu e embriagado por conhecimento. Ainda não viajou pelas estrelas

Dia 02

Dia 02
ANDREA CARVALHO – Jornalista por opção, gaúcha por natureza, escritora por paixão. Gosta de cores e sabores. Coleciona tatuagens, músicas e filmes. Busca mistérios e emoções. Escreve sobre monstros, fantasmas, medo, sexo, lágrimas, amor e sangue. Sonha em ter um livro todinho seu.

Dia 03

Dia 03
LARISSA MARQUES - escreve para viver.

Dia 03

Dia 03
PAULO ROBERTO - Na brisa de um sonho entre a esfera o poeta. Maloca que eu quero ver! Se o melhor pecado é o da loucura, de louco todos tem um pouco, já dizia o profeta. Então... curto viagens literárias. Tenho 25 anos e sou de Sobradinho DF .

Dia 04

Dia 04
CRISTIANO DEVERAS - Goianiense, escritor armador, amador e amante das Letras, ultrapassou o cabo da Boa Esperança, rumo ao Bojador (prêmio Bolsa “Hugo de Carvalho Ramos” pela U.B.E-GO 2006 e menção honrosa em Recife/2008).

Dia 05

Dia 05
DAUFEN BACH - Quando descobriu que o mundo era pequeno, quis ser poeta e construiu seu próprio universo, encobriu as cicatrizes na pele e ganhou lanhos na alma. Fumante, passional, amante das artes, das madrugadas e das artimanhas de Baco, sobrevive! Idealizou a Revista Biografia.

Dia 06

Dia 06
CARLOS CRUZ - passou a infância e a adolescência entregando folhetos, tocando clarinete no coreto da praça, indo diariamente à igreja, devorando revistas de sacanagem, masturbando-se e pedindo perdão ao Todo-poderoso. Perdeu-se, irrecuperavelmente, aos dezoito, quando provou sua primeira vulva. Gosta muito de vulvas, bebidas alcoólicas e livros. Pensa estar pronto para escrever seu próprio livro."

Dia 07

Dia 07
ROBISSON SETE - publica seus poemas e escritos no blog www.hotelsete.blogspot.com e também pelos muros da cidade. Lançou em 2009 seu primeiro livro, “13 poemas ácidos no bolso da calça”. Faz parte do Coletivo Fora do Eixo Letras, é do signo de aquário, gosta de azul e acredita ter muitos amigos.

Dia 08

Dia 08
ROSA CARDOSO - Rosa... Natural... Escritora de estilo intimista, observadora da métrica e ritmo, e que atua profissionalmente em Locução, o que certamente explica grande parte das nuances harmônicas de seus traços , que possuem forte influência dos escritores contemporâneos de estilo Romântico e intimista. Leitora voraz dos filósofos modernos, mantém uma verve analítica interessante, que alia o pensamento Racional, às postulações Lacanianas, vindo dessa "geléia" real, um belo trabalho de análise do Eu Poético.

Dia 09

Dia 09
PABLO TREUFFAR – É um pessimista. Acredita na maldade. Tem dois braços. Duas pernas. Duas orelhas e uma boca. Não acredita nos humanos. Prefere as plantas. Pablo Treuffar escreve sem delongas, os impropérios do cotidiano urbano. Nasceu no outono de 1974, no Rio de Janeura. É BRASILEIRO até o talo!

Dia 11

Dia 11
LEONARDO QUINTELA - herdeiro de coisa nenhuma, um andante. um gene que se descobre, a cada índio. vivo de mudanças, inquieto. por vezes é outro posto ser muito ou a vida que é, tão pouca. escreve sobre circunstancias e caso necessário, inventa-as. cursa MBA em finanças, pro caso de precisar comprar pão.

Dia 12

Dia 12
DANIEL QUEISSADA - Ph.D em Ciências pela USP. Mas, ao mesmo tempo em que leva a vida acadêmica a sério, sabe que ter seriedade é observar o cotidiano de maneira crítico-humorado. Ressalvar que em alegrias há tristezas e em seres atrozes há beleza. Neste mundo em que vivemos uma semana diariamente, este mero escrevinhador tenta minutar o que consegue compreender nesta célere passagem do tempo...mas agora não, porque estou tomando uma cerveja...e não há fluído melhor para nutrir minha mente e acelerar minhas sinapses...assim escrevo...viva a ela.

Dia 12

Dia 12
ANDRÉ FOLTRAN - é natural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Escreve contos, mas não é contista; escreve crônicas, mas não é cronista; escreve poemas, mas não é poeta... Ainda não. Participou de vários concursos literários - perdeu muitos, ganhou alguns. Não tem livros publicados, só coisas espalhadas pela internet e em talvez uma ou duas antologias. Atualmente mantém um caderno virtual onde, as vezes, publica algum escrito. Anda dizendo por aí que quer viver de literatura... Costuma estar sóbrio.

Dia 13

Dia 13
DANILO BERARDO - Não nasci em Brasília, mas me considero Brasiliense. Cheguei nessa linda cidade com 9 anos e curti os anos 80 e 90 fazendo muita coisa boa! :) Joguei muito futebol e depois virei um tenista de fim de semana profissional. Acho que meu primeiro texto publicado foi em uma coletânea da Thomas chamado Beaver Dam! Deu certo, acabei parando no Canadá depois de alguns anos, estou aqui nas terras geladas.

Dia 14

Dia 14
EDWEINE LOUREIRO - é advogado e professor, residindo no Japão desde 2001. Possui diversos prêmios literários – incluindo o Brazilian International Press Awards 2013 – e é autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (2000), Clandestinos [e outras crônicas] (2011) e Em Curto Espaço (2012). É também colunista das Revistas Samizdat, Benfazeja e Alternativa, essa última no Japão.

Dia 15

Dia 15
SERGIO VINICIUS RICCIARDI - Formado em História, apaixonado pelas Letras, Cinema, Quadrinhos e cultura pop em geral. Sagitariano que não acredita em astrologia. Nerd, convicto. Um porto-alegrense de nascimento e de coração. Nunca foi muito longe, mas tem sérios planos de conhecer terras distantes. Gosta de todos os gêneros musicais (quando se trata de música mesmo, que isso fique bem claro). Começou a escrever poesias em 2007, no Blog “Cielo Tormentoso”, e até agora não parou. Mantém-se feliz escrevendo sobre suas tristezas e desventuras. Em 2013 começou também a aventurar-se no mundo dos contos. Confia infinitamente na inspiração para dar vida às suas criações. Ela é a “alma do negócio”. O resto se arranja.

Dia 16

Dia 16
JÚLIO FREITAS - Cachaça com bíter me deixa tarado, fico afiado, não sou cavaleiro, mas sirvo pra montaria, só ando armado e tenho boa pontaria.

Dia 17

Dia 17
JOEL LAVINO - Fanático por poesia e leitura, musico solitário compondo seus sentimentos, com um café e um cigarro despeja tudo escrevendo, descobrindo a si mesmo todos os dias.

Dia 17

Dia 17
JESSIELY SOARES - Paraibana que sou, nasci com sangue forte, mas sofrido. Carrego fardo de ser de Sol, abençoada em lua cheia. E quando o Sertão anoitece, vai-se o medo e ficam os vagalumes. Sendo assim escrevo, carregando o verde do umbuzeiro na cor dos olhos.

Dia 18

Dia 18
ANDRÉ ESPÍNOLA - é escritor ou metido a isso, nascido na cidade do Recife. É a favor da arte pela arte, como forma de criação independente e não como um instrumento moral, aquele que dita o que é "certo" e "errado", "bem" e "mal". O pagão do Bar do Escritor.

Dia 18

Dia 18
ZULMAR LOPES - Fingindo de escritor, escreve por insistência e publica por irresponsabilidade. Roteirista do curta de animação infantil Chapeuzinho Adolescente, lançou em 2011 o livro de contos O Cheiro da Carne Queimada. Tem premiações em diversos concursos literários, a maioria de importância duvidosa.

Dia 19

Dia 19
ANDRÉ BORTOLON - Professor de inglês de profissão, cinéfilo inveterado e escritor nas horas vagas. Morei metade de minha vida no Rio Grande do Sul, a outra metade aqui em Santa Catarina. O futuro é um mistério, mas já sinto-me meio que cidadão do mundo - sempre que posso, boto o pé na estrada, o que me faz relaxar e também conhecer novas pessoas, gostos e culturas.

Dia 21

Dia 21
ÂNGELA GOMES - Degustando poemas etílicos, vi-me embriagada no BDE. Curitibana e em essência poeta, bebo mais poesia que escrevo. Aprendi com a Morgana das Fadas o caminho para outras dimensões; a ler o mundo com Hermann Hesse e; com Fernando Pessoa, a fazer dos sonhos a única vida.

Dia 22

Dia 22
RODRIGO DOMIT - Escritor paranaense, radicado no Rio, que publica exercícios literários no site: tirocurto.blogspot.com

Dia 23

Dia 23
CATIAHO REFLEXO D´ALMA - Somente uma Mulher... Poeta... Escritora... Artista de Alma livre e um reflexo do efeito da Palavra que na pratica faz crer que “.Quando a alma exulta, o corpo dança” e que “Nossas asas só crescem quando não cabem mais na gente”. Só por isso tem a Atitude e Ousadia de Viver entre Sonhos e Delírios, mas sempre ao redor da Palavra e que desfruta do prazer de escrevinhar aqui nessa página.

Dia 24

Dia 24
GERALDO TROMBIN - A bebida (aí ao lado) que eu sorvia na jovialidade dos meus dias (com a desculpa de que fazia bem ao estômago), já não bebo mais. A que eu não saboreava com tanta frequência nos tempos idos dessa aí ao lado, hoje estou bebendo muito bem. E muitas vezes ao dia. É um pouco dessa bebida, que me deixa alto rapidinho – a literatura – que, todo o dia 24, vou colocar sobre o balcão do Bar do Escritor para você se servir: aos golinhos ou numa talagada só. Puxe o banquinho, sente-se e saboreie à vontade... tim-tim!

Dia 25

Dia 25
RAFAEL CAL - Quando criança, sonhava em ser cosmonauta. Calma: não é nenhum clichê do tipo agora-vivo-no-mundo-da-lua. A atração pelo espaço era, no fundo, curiosidade. A escrita supriu isso e o texto, ainda na adolescência, ganhou as páginas de fanzines, jornais, rótulos de palmito e os palcos. Ao que parece, há quem goste.

Dia 26

Dia 26
CESAR LUIZ VENEZIANI - nasceu em 1958 na cidade de São Paulo. É Operador de Reator Nuclear e Geógrafo com especialização em Antropologia. A partir de 2005 dá maior ênfase no ato de escrever. Em 2008 começa a freqüentar o Grupo de Criação em Poesia “Rascunhos Poéticos” , freqüentar cursos no Espaço Haroldo de Campos (“Casa das Rosas”) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Na mesma época, entra para a Comunidade “Bar do Escritor” e inicia sua participação nos saraus “Politeama” e “Sopa de Letrinhas”.

Dia 26

Dia 26
MARCOS WILLIAN CAMPOS DE OLIVEIRA - Você é louco! - Louco? E quem não é? A única diferença é que ainda me resta coragem pra mergulhar nessa merda. Pular de cabeça mesmo, sem saber se vou espatifar meus miolos no final. Seria louco se realmente decidisse dar o passo seguinte. Mas ainda me situo na loucura processual, a que vai comendo a gente todo santo dia, nos enrolando cada vez mais nessa teia construída pela própria sociedade. Espero um dia dar um bom gole e finalmente me livrar dessa porra toda, antes que isso me mate sufocado.

Dia 27

Dia 27
GLAUBER VIEIRA - Adora as coisas miúdas, por isso está com sua noiva de um metro e meio, prefere contos a romances e aprecia as bebidas servidas em copos pequenos.

Dia 28

Dia 28
QUITO ARANTES - português, poeta, escritor, fotógrafo, músico compositor, colunista de periódicos nacionais, deixou recentemente a cidade de Barcelos para viver na calma de Castro Laboreiro, região de montanha. Manteve a uma exposição itinerante designada 2 Olhares durante o último ano lectivo. Presentemente mantém uma exposição residente no Hotel CastrumVillae em Castro Laboreiro. Também músico atua no Hotel CastrumVillae em várias performances de música, poesia e pintura. Suas três obras publicadas, “ O Chalé de Cork “ , “ A Janela Aberta” , “ Verão Quente de 1984 “ poesia .

Dia 28

Dia 28
SAMUEL BALBINOT - nasceu em Garibaldi- RS. Trabalha com terapias holísticas e no restante do tempo dedica-se a criação de sonetos. Foi profundamente influenciado por poetas renomados da nossa literatura... citando: Álvares de Azevedo, Cruz e Sousa, Augusto dos Anjos e Olavo Bilac...

Dia 29

Dia 29
MARIÂNGELA PADILHA (Me Morte) - Criatura e criadora estão na net desde 2004, a primeira calma, a segunda arrojada e desbocada, tão entrosadas que parecem uma só e .só querem literatura. Ah! E muita bagunça! As duas amam cerveja!