segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dicas de eventos literários

Bom, como não estou muito inspirado para postar algo meu, divulgarei aqui alguns eventos literários pelo país.

FESTIVAL AMÉRICA DO SUL, CORUMBÁ (MS)

http://www.festivalamericadosul.com.br/

Criado em 2002, o seu principal objetivo é criar um circuito cultural entre o Brasil e países vizinhos. Um panorama de manifestações artísticas e pensamentos de solidariedade e união sul-americana. Assim, o Festival nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América do Sul.Desde então ele vem cumprindo seu papel. O Festival fomenta a pesquisa e divulga seus resultados. Apóia a expressão da identidade sul-americana e incentiva seu desenvolvimento criativo. Coordena iniciativas culturais de vanguarda e talentos folclóricos e artísticos do Brasil e seus vizinhos, difundindo a história dos povos sul-americanos às novas gerações de estudantes.


FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

http://www.feiradolivro-poa.com.br/

Histórico: é uma das mais antigas feiras literárias do país. Sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento. O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo. A Praça da Alfândega era um local muito movimentado na Porto Alegre dos anos 50 e de 400 mil habitantes. E, no dia 16 de novembro de 1955, era inaugurada a 1ª Feira do Livro, com 14 barracas de madeira instaladas em torno do monumento ao General Osório.


JORNADA DE LITERATURA DE PASSO FUNDO (RS)

http://www.jornadadeliteratura.upf.br/

Histórico: "O projeto inicial das Jornadas de Literatura, nos anos 80, representou a eclosão de um movimento político-cultural de abrangência nacional. Os tempos do arbítrio mostravam exaustão e, em contrapartida, a sociedade organizava-se na busca de uma nova alternativa de país, amparada na democracia e na justiça social. No que se refere à iniciativa de Passo Fundo, tratava-se de mudar as coisas pela via da leitura e da formação de leitores, retirando o livro dos círculos restritos da intelectualidade e colocando-o nas mãos de milhares de leitores. Nesse sentido, desde o seu início, as Jornadas, mais do que o encontro entre leitores e escritores, consolidaram-se como verdadeiras celebrações do livro, da leitura e da literatura."


BIENAL DO LIVRO DA BAHIA

http://www.bienaldolivrobahia.com.br/www/site/pages/home.php

Em sua última edição, em 2007, reuniu cerca de 350 expositores, entre editores, livreiros, distribuidores de livros, jornais, revistas, entidades e órgãos ligados ao livro, com recorde de público de 254 mil visitantes. Um evento voltado para toda a família, com atrações organizadas para atrair o interesse de pessoas de todas as idades, interesses e classes sociais. A próxima edição será em 2009.

Um comentário:

Mário Mariones disse...

Não se esqueça do Festival de Livros de Cordero - ou Cordeirópolis Book Festival. O interior de São Paulo é recheado de feras, em livros e lápis, meu chapa.