quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Gêmeos Contextuais

Senhor Hipônimo e Senhor Hiperônimo eram gêmeos não-univitelinos. Trabalhavam juntos na mesma repartição.
Senhor Hipônimo era carrancudo. Metódico. Não abria exceções. Já o Senhor Hiperônimo era mais bonachão. Comunicativo. Guardava ainda uma rebeldia adolescente e levava a vida com condescendência.
Naquele dia, o sub-chefe do setor de pessoal da Secretaria do Conselho anunciou, com voz grave, que estavam todos dispensados de seus serviço e deveriam desocupar as gavetas.
Senhor Hiperônimo esbravejou. Lamentou todos os anos perdidos em dedicação à burocratização da Empresa. Ao fim, pôs-se a varrer os própios vestígios do recinto.Surprendeu-lhe um achado entre as pilhas de arquivos: Uma pasta amarela intitulada "Projeto de Vida Pessoal de Hiperônimo". Sorriu. Tomou a pasta contra o peito. Começou a assobiar uma canção dos anos sessenta e ganhou novamente a rua.
Senhor Hipônimo só agora começava a despertar da letargia que a notícia lhe causara.Abriu a primeira gaveta.Contemplou a simetria dada pelos objetos ali dispostos com perfeição.Abriu a segunda gaveta. Retirou o estojo com os óculos e, então, abriu a terceira.
Ouviu-se um estampido seco, metálico...como a vida do Senhor Hipônimo tinha sido por todo o sempre.

Um comentário:

Glauber Vieira disse...

apreciado, principalmente o final.